Além da idade, também existem fatores genéticos que afetam a velocidade com que os óvulos morrem.

“Algumas mulheres veem seu suprimento de óvulos diminuir mais rapidamente do que outras”, explica Jain. “Esse fenômeno provavelmente está relacionado a algum tipo de programação biológica. Por outro lado, acrescenta, “o útero não envelhece, apenas os ovários, pelo que a gravidez numa mulher mais velha é possível através da doação de óvulos. » Além disso, fatores como saúde ou estilo de vida também influenciam na qualidade dos óvulos, com exposição a certas toxinas ambientais, incluindo pesticidas ou substâncias contidas no plástico, como o bisfenol A.

Quanto mais velha a mulher, mais tempo o estilo de vida e as toxinas reprodutivas tiveram que afetar seus óvulos”, diz Carson. Do lado do estilo de vida, fumar é tóxico para os óvulos e os danifica prematuramente, razão pela qual as mulheres que fumam geralmente atingem a menopausa mais cedo do que as não fumantes. Um estudo publicado em 2022 na revista PLoS One mostra que mulheres que fumam muito (mais de 10 cigarros por dia)

Ou por muito tempo têm maior risco de baixa reserva ovariana, condição na qual a qualidade e a quantidade de óvulos de uma mulher estão abaixo do normal para sua idade. De acordo com um estudo publicado em 2016 pelo British Medical Journal , para um mulheres de 21 a 45 anos com consumo pesado de álcool, da ordem de 14 doses ou mais por semana, a probabilidade de engravidar dentro de um ano é reduzida em 18%. Fertilização in vitro melhor preço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *